Atendimento médico humanizado: como aplicar em prontos-socorros

Dentre as principais tendências na medicina, uma das que mais vem se destacando nos últimos anos é o atendimento humanizado. Implementado pelo Ministério da Saúde, no ano 2000, o atendimento médico humanizado tem se destacado em diversos países pelo mundo e está mudando a abordagem de assistência ao paciente.

Com foco nas necessidades do indivíduo, a prática tem o intuito de oferecer um atendimento personalizado, fortalecendo a relação direta com os pacientes e melhorando a qualidade da assistência prestada. 

No caso dos prontos-socorros, por exemplo, que atendem emergências e pacientes que muitas vezes estão bastante assustados e fragilizados, o tratamento médico humanizado se faz ainda mais necessário, para oferecer a segurança e o conforto que ele precisa naquele momento. 

Portanto, é  fundamental que os profissionais de saúde que atuam em pronto-socorro estejam preparados para essa nova forma de atendimento ao paciente, promovendo relações de confiança e melhorando a qualidade do serviço de saúde como um todo. 

Quer saber mais sobre atendimento humanizado na saúde? Continue a leitura e entenda melhor o que é esse novo modelo de abordagem, seus benefícios e confira dicas de como você pode implementar o atendimento humanizado em sua rotina profissional. Boa leitura!

O que é a humanização do atendimento médico e sua  importância 

A humanização da saúde é uma proposta de modificação no conceito de atendimento ao paciente. 

Diferente do modelo convencional em que o foco era diagnosticar a doença, analisar exames e prescrever remédios, o atendimento humanizado coloca as necessidades do paciente em primeiro lugar, garantindo uma assistência mais acolhedora e colocando-o como protagonista em seu processo de recuperação. 

O objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, unindo o comportamento ético e o conhecimento técnico ao entendimento necessário do histórico do paciente, conduzindo a assistência de uma forma mais pessoal.

Além disso, ela permite a construção de uma relação sólida e atenciosa com o paciente, o que é fundamental para garantir um tratamento mais eficaz e para a preservação da saúde como um direito do indivíduo

Os benefícios de um atendimento humanizado na saúde

Apesar da relevância do tema, ainda são poucas as iniciativas reais para colocar o atendimento médico humanizado em prática. E um dos motivos que impede uma maior adesão entre os profissionais da saúde é a falta de conhecimento sobre essa nova forma de abordagem. 

Pensando nisso, listamos os cinco principais benefícios do atendimento humanizado para os profissionais, instituições e pacientes, para que você possa 

conhecer mais sobre o assunto. Acompanhe! 

1) Melhora a relação entre o médico e o paciente

Ao demonstrar-se preocupado em ouvir o que o paciente tem a dizer, valorizando e respeitando o momento frágil que ele vive, a equipe médica estabelece uma relação próxima e de confiança com o paciente, aumentando as chances dele se sentir mais motivado a seguir o tratamento e a se consultar com mais periodicidade. 

2) Tratamentos mais eficazes

Uma vez criada uma relação próxima entre médico e paciente, aumentam as chances da pessoa seguir as orientações e entender a importância de cada uma delas, melhorando os resultados dos tratamentos. 

3) Foco na prevenção

O atendimento humanizado permite que o médico fique mais próximo de seu paciente, conhecendo melhor seu histórico e entendendo suas necessidades mais a fundo. Isso é importante porque possibilita ao profissional de saúde atuar de uma forma mais ampla, visando a prevenção de problemas futuros. 

4) Diminuição dos pedidos de exames desnecessários

Como o foco do atendimento passa a ser o paciente, seus sintomas, hábitos e medos, fica mais fácil para o profissional da saúde conseguir ser mais preciso em sua investigação. Uma das consequências dessa atitude é a redução do número de exames solicitados, proporcionando mais conforto ao paciente durante seu tratamento e ainda evitando a sobrecarga dos laboratórios e unidades de exames. 

5) Pacientes mais satisfeitos

Além de evitar as abstenções das consultas de retorno, o paciente bem atendido se torna fiel e recomenda os profissionais para outras pessoas, o que é bom para a instituição, para o médico e, o mais importante, para o paciente que receberá um atendimento digno sempre que necessário. 

Como melhorar o atendimento médico humanizado no pronto-socorro

Agora que você já compreendeu o que é, a importância e os benefícios do atendimento humanizado na saúde, o próximo passo é colocar essa nova forma de assistência em prática. 

Existem algumas atitudes que médicos e demais profissionais de saúde que trabalham em pronto-socorro podem adotar a fim de praticar um atendimento humanizado. Confira a seguir:

  • Use uma linguagem adequada e simples com o paciente: evite termos técnicos, palavras rebuscadas e forneça informações objetivas e honestas ao paciente. É importante que ele perceba que os profissionais estão realmente interessados em explicar os fatos, com sinceridade e atenção.
  • Respeite a individualidade do paciente: é importante compreender que cada paciente é único e que possui crenças, histórias e expectativas que devem ser levadas em consideração durante todo o processo de atendimento e tratamento. 
  • Ouça o que ele tem a dizer: uma pessoa doente precisa de amparo e de um profissional que o escuta sem julgamentos. Além de demonstrar respeito ao próximo, essa atitude ajuda na conclusão de um diagnóstico mais preciso. 
  • Invista em capacitação profissional: para oferecer um atendimento humanizado de qualidade nos prontos-socorros, é essencial que todo profissional da área da saúde procure aprofundar seus conhecimentos tanto no que diz respeito a sua forma de se comunicar, como também buscando desenvolver habilidades técnicas que ajudarão na prestação de uma assistência rápida e eficiente, tranquilizando o paciente e passando mais segurança para ele.

Conclusão

O atendimento médico humanizado permite um cuidado integral, oferecendo um tratamento individualizado, mais rápido e minimizando as dores e a ansiedade do paciente ou de seus amigos e familiares. Além disso, ele permite que a equipe médica ofereça a ajuda mais adequada de acordo com o quadro clínico de cada paciente

No caso de atendimento em prontos-socorros, é essencial que os profissionais de saúde utilizem do atendimento humanizado para garantir mais qualidade na assistência ao paciente, deixando-o mais calmo e seguro em uma situação de extrema fragilidade. 

Para isso, é importante que todos os profissionais busquem por treinamentos que desenvolvam suas habilidades técnicas e de comunicação, além de sempre estarem atualizados sobre as melhores práticas de atendimento. 

O atendimento médico humanizado é uma tarefa desafiadora, mas que gera excelentes resultados. Por isso, é importante que todos os profissionais da área estejam atentos a essa tendência para que, a cada dia, os atendimentos se tornem cada vez melhores, salvando vidas e promovendo o bem-estar do paciente. 

E se você se interessa em estar sempre bem atualizado sobre as tendências na área da saúde, continue acompanhando nosso blog e mantenha-se bem informado!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.